Terapia BEMER acelera a cicatrização de ferida no pé

No início do mês de abril deste ano, o médico Dr. Marcelo Oliveira Wanderley, de Recife (PE), levou um grande susto. O box de vidro temperado do banheiro em que ele estava explodiu e resultou em uma ferida no pé, que sangrou muito. Como o médico estava longe da cidade, em uma praia distante, ele levou horas para conseguir estancar o sangue. O corte ocorreu bem perto do tendão, um lugar de difícil cicatrização e possivelmente, seria necessário levar pontos. No entanto, a melhora acentuada ocorreu em dois dias, relata ele.

“Fiz um curativo compressivo e, quase 48 horas depois do incidente, após a aplicação de ozônio combinado com sessões da terapia BEMER, a ferida já tinha começado a cicatrizar. Fiquei impressionado com o acelerado processo de cicatrização do machucado, que ocorreu principalmente depois que utilizei o dispositivo BEMER”, diz o profissional. Ele ainda lembra que em cinco dias a ferida estava fechada e não houve a necessidade de pontos.


A representante BEMER Brasil Nancy Tolardo explica que o resultado positivo da aplicação da tecnologia em feridas se dá por diversos fatores (mecânicos, químicos, isquêmicos, entre outros). “De forma geral, a cicatrização depende do organismo como um todo, sendo um processo dinâmico e sistêmico e não apenas a lesão propriamente dita”, destaca.


Segundo ela, o processo de cicatrização ocorre em três fases, sendo a primeira delas a fase inflamatória que se inicia assim que há a lesão. Essa primeira fase tem a função de sinalizar a mensageiros celulares que houve um rompimento do tecido e recrutar substâncias necessárias ao processo de cicatrização. Nesta fase surge vermelhidão, aumento da temperatura local, inchaço e dor, com duração de 24 -72 horas aproximadamente.


A segunda fase é a proliferativa (ou de proliferação). Ela se inicia após o quarto dia de lesão e permanece até a segunda ou terceira semana, dependendo das condições da lesão e do paciente. Por fim, a última fase é a fase de maturação (ou de remodelamento), que se estende até a 6-8 semanas após a lesão. É nesta fase que todas as substâncias e tecidos são reestruturados para o fechamento do ferimento e formação da cicatriz.


Vale reforçar que a Terapia Física Vascular BEMER pode ser utilizada desde casos simples como um pequeno corte até casos complexos como úlceras, gangrenas, queimaduras, psoríase. Inclusive, nós já escrevemos sobre este assunto aqui no blog. Acesse e saiba também:


- Quais são os tipos de cicatrização;

- Os fatores que interferem na cicatrização das feridas;

- E os benefícios da tecnologia BEMER no processo de cicatrização.


OUTROS LINKS SOBRE O ASSUNTO

Mãe faz alerta após box explodir enquanto ela tomava banho: “É mais comum do que eu imaginava”.

Por que o box do meu banheiro estourou de repente?

O Box de Vidro é perigoso? Entenda os cuidados e manutenção necessária.

Boxes de banheiro podem estourar?

95 visualizações0 comentário